18/02/2017 Makerblogger 21Comment

Aos frequentadores do Facebook uma extensão é uma grande novidade para aqueles que precisam ou querem ter uma noção de como a empresa de Zuckemberg alinhava e coleta seus gostos e modela e desenha sua timeline e entrega anúncios conforme essa coleta de informações.

A extensão simula de forma simplificada a atuação de coleta de informações e dados que o Facebook faz diariamente em seu perfil/página/grupo.

Data Selfie, um plugin para o Chrome mostra como é fácil a coleta e deixa o usuário mais consciente da forma e da periodicidade dessa prática.

Os desenvolvedores do software demonstra de forma sólida, porém reduzida, a forma escalonada de como é procedida as verificações do perfil no Facebook.

O Data Selfie faz uso de algumas APIs do Sistema Cognitivo do IBM Watson e também de recursos da Universidade de Cambridge depurando e compilando tudo em uma planilha detalhada das preferências e gostos do usuário.

Depois de dividir em categorias, discriminadas em cores e legendas, faz uma diagnose de seu perfil e também tipifica sua personalidade.

Já o Data Selfie faz a coleta similar e simplificada, porém seus dados fica armazenado em seu próprio computador, localmente.

Zelar pela privacidade é um dever de cada um. As empresas e as plataformas sociais fazem esse tipo de coleta, devidamente detalhados em seus Informativos de Privacidade e Termos de Uso, por isso devem ser lidos, e concordados ou não, ficando a critério de cada utilizador.

O App Data Selfie :

Data Selfie
Data Selfie
Developer: DATA X
Price: Free

21 thoughts on “A Alma da Privacidade no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *